domingo, 30 de maio de 2004

PÚBLICO: Entrevista à BBC: Vanunu diz ter revelado segredos nucleares de Israel para evitar "novo holocausto"

Mordechai Vanunu, o “espião nuclear” israelita recentemente libertado da prisão, afirma ter revelado pormenores confidenciais do programa militar israelita para salvar o seu país de um “novo holocausto”. Vanunu deu a primeira entrevista desde que saiu da cadeia à BBC.

“Acho que não foi traição. Tratou-se de uma denúncia. Tratou-se de salvar Israel de um novo holocausto”, disse Vanunu na entrevista que vai para o ar amanhã à noite.

O antigo técnico da central nuclear de Dimona, no sul de Israel, agora com 50 anos, saiu da prisão no dia 21 de Abril, depois de 18 anos de cativeiro por ter revelado ao jornal britânico “Sunday Times” a existência de um programa nuclear secreto do Estado hebreu.

”O que eu fiz foi informar o mundo daquilo que se estava a fazer em segredo. Eu não disse: ‘é preciso destruir Israel, é preciso destruir Dimona’. Eu disse: ‘vejam o que eles [Israel] estão a fazer e façam os vossos julgamentos’”, disse Vanunu à BBC.

Mordechai Vanunu, que se converteu ao cristianismo nos anos 80, reafirmou, como já o tinha feito à saída da prisão, que não se arrepende de nada e diz que, apesar da pena ter sido “pesada”, “valeu a pena”. “Acho que não merecia aquela punição”, acrescentou manifestando a sua intenção de deixar Israel. Uma vontade que pode ser difícil de concretizar tendo em conta as rigorosas restrições que lhe foram impostas à saída da prisão, que incluem a proibição, renovável, de viajar durante um ano.

“Acreditamos que ele ainda sabe outros segredos e não queremos que ele os venda outra vez”, disse à BBC o vice-primeiro-ministro israelita e ministro da Justiça, Joseph Lapid.

PÚBLICO.PT/Internacional