Rapto

Ainda em Londres, Vanunu conheceu Cindy, uma jovem a quem contou também a sua história, e que o convidou a viajar até Roma, onde supostamente a sua irmã tinha um apartamento que Vanunu poderia utilizar para ficar em segurança. Vanunu decidiu aceitar, desconhecendo que já estava nas mãos dos Serviços Secretos israelitas (Mossad).No dia 30 de Setembro de 1986, cinco dias antes da entrevista sair a público, chega a Roma, onde foi drogado, algemado e raptado. Foi levado ilegalmente para Israel, onde as autoridades só admitiram tê-lo sob custódia a 5 de Novembro.

O julgamento de Vanunu ocorreu em segredo total, mas numa das viagens para o tribunal, Vanunu consegui revelar a forma como tinha chegado a Israel, escrevendo na palma da mão: "fui raptado em Roma...".A partir daí passou a ser levado de e para o tribunal numa carrinha com janelas escuras. Durante as audiências, dois agentes permaneceram ao seu lado, tapando-lhe a boca sempre que tentava revelar alguma informação "incómoda". O público, a imprensa, e todos os observadores (incluindo um delegado da Amnistia Internacional) foram excluídos das audiências.

As actas do tribunal e o testemunho de Vanunu não foram publicados, e a própria decisão do tribunal foi censurada antes da publicação. Só mais de 11 anos passados sobre o seu julgamento é que os tribunais israelitas decidiram desclassificar como "confidenciais" alguns desses registos, lançando alguma luz sobre o que terá passado no julgamento. Nos dias 24 e 25 de Novembro de 1999, o jornal israelita Yediot Ahronot publicou excertos dos registos do julgamento de Mordechai Vanunu.

A sentença: "The prisoner was sentenced on 27.3.88 in Criminal Case 461/86 in the District Court of Jerusalem, to 18 years imprisonment for assisting the enemy in war under Art. 99 of the Penal Code - 1977, handing over secret information with the intent of harming State security under Art. 113(b) of the said Code, and gathering secret information with the intent of harming State security under Art. 113(c) of the said Code." Fonte: http://www.nonviolence.org/vanunu/19mardecision.html