Campanha

O Grupo Local 19 da Amnistia Internacional "adoptou" Mordechai Vanunu, símbolo da resistência dos valores da paz e da liberdade no mundo de hoje. Depois de quanto sofreu, Vanunu não pode continuar preso. Foi em nome desse objectivo que, em Setembro de 1995, o Grupo Local 19 lançou a campanha "Liberdade para Vanunu". Desde então, o Grupo tem desenvolvido inúmeras iniciativas, que incluem uma audiência com o Primeiro-secretário da Embaixada de Israel, o envio de 1000 postais para a embaixada, bancas de divulgação, conferências de imprensa, entre outras.

A 13 de Outubro de 1997, data do aniversário de Vanunu, o Grupo realizou uma vigília frente à Embaixada de Israel em Lisboa. A iniciativa teve uma cobertura noticiosa razoável, sobretudo através de uma reportagem no último noticiário da noite da RTP. Vários jornais nacionais e locais fizeram referência à iniciativa (Correio da Manhã, Público, Primeiro de Janeiro, Diário Económico, Diário do Minho, Jornal da Madeira).

Entre Março de 1999 e Março de 2000, o Grupo realizou acções mensais de distribuição de folhetos junto à Embaixada de Israel.Para marcar um ano completo sobre o início dessa acção, além de uma conferência de imprensa, o Grupo distribuiu mais de 900 folhetos, relatando a história de Vanunu e pedindo a sua libertação.

Além dos folhetos convencionais, "mãos coloridas" com a história de Vanunu foram colocadas nos carros estacionados. Muitos transeuntes manifestaram a sua solidariedade com Mordechai Vanunu.

Notícias:
PÚBLICO: Lisboa: Amnistia Internacional exige libertação de israelita
Diário de Notícias: Libertação imediata de Vanunu exigida em Lisboa

Na 2ª Mostra de Vídeo "Direitos Humanos em Imagens" (uma iniciativa anual do Grupo 19), realizada na Casa da Juventude da Câmara Municipal de Sintra em Outubro de 1999, teve lugar um debate sobre o caso de Mordechai Vanunu. Na mesa estiveram: Rui Palma (coordenador do Grupo19), Luís Galrão (activista do Grupo19), Fernando Sousa (jornalista), Dr. Luís Lavoura e Prof. Orfeu Bertolami (físicos).

A 25 de Setembro de 2001, o Grupo 19 organizou mais uma vigília frente à Embaixada de Israel. A iniciativa foi realizada em coordenação com a Campanha mundial em favor da libertação de Vanunu. Em diversas cidades de todo o mundo, incluindo Washington, São Francisco, Londres, Nova Deli, Oslo e Lisboa, idênticas manifestações foram levadas a cabo, numa tentativa de pressionar as autoridades israelitas e de alertar a opinião pública. Em Lisboa, foram distribuídas centenas de folhetos.

Nos dia 30 de Setembro de 2002 e de 2003, data do aniversário do rapto ilegal de Vanunu, elementos do Grupo 19 distribuíram folhetos junto à embaixada de Israel, em simultâneo com a realização de acções simbólicas em várias cidades do Mundo: Toronto, Roma, Londres, Boston, Washington, São Francisco, Estocolmo e Hiroshima, entre outras. Em 2002 foi também realizada uma vigília no mesmo local, junto a uma figura simbolizando Vanunu.

21.04.2004 - Elementos do Grupo 19 e da Secção Portuguesa da Amnistia Internacional assinalaram a libertação de Mordechai Vanunu junto à embaixada de Israel. O Grupo 19 continua a exigir a libertação "total" de Vanunu, ou seja, o fim das restrições à liberdade de expressão de de circulação que lhe foram impostas.